top of page

sobre o projeto

O projeto Sonar surgiu da observação da desigualdade de oportunidades e do preconceito de gênero que existem no meio profissional da música em Pernambuco. A partir dessa observação, decidimos traçar cinco perfis de artistas e produtoras do Estado a fim de contar detalhes sobre suas carreiras, suas inspirações e, principalmente, os obstáculos que o machismo proporcionou ao longo de seus trabalhos até hoje.

 

A arte talvez seja uma dos únicos instrumentos que, além de proporcionar entretenimento, faça com que os artistas possam se expressar de maneira particular e criativa - e que outras pessoas se identifiquem com essas expressões. Também é uma maneira de amenizar e refletir sobre os problemas que vivenciamos diariamente. Entretanto, como não poderia ser diferente, é natural que ela também nos traga conflitos. Falamos especificamente da indústria musical: um espaço que deveria ser livre e agregador ainda carrega muita discriminação e intolerância, fruto dos preconceitos que ainda estão na base da nossa sociedade, como o machismo, por exemplo.

 

No cenário musical pernambucano, infelizmente, não seria diferente: mulheres que almejam consolidar uma carreira musical não possuem incentivo suficiente e quando conseguem, sofrem com a invisibilidade, o assédio e até mesmo a descrença do público e de seus próprios colegas de profissão.

 

Queremos mostrar que, apesar de várias mulheres ganharem destaque  e reconhecimento no cenário musical, elas ainda não conseguiram alcançar o mesmo patamar de credibilidade que os homens possuem nesse meio. Nosso objetivo também é instigar os leitores a saberem mais sobre essas mulheres e a pesquisarem sobre a obra de outras artistas, além de incentivar as novas cantoras, compositoras e musicistas a terem a mesma oportunidade de tocar para frente seus planos e projetos.

 

Gostaríamos de agradecer a Catarina, Ana, Elaine, Carlinha e Marcella pelas histórias e por nos ajudar a tornar este projeto possível. Às outras artistas que nos concederam entrevistas para enriquecer mais nosso site: Katarina Nápoles, Sanni e Letícia Tomás. E também agradecer a desenhista Luana Delmas pelos incríveis desenhos que ilustram os perfis. Esperamos que, a partir das leituras, as pessoas busquem e incentivem as obras de artistas mulheres, não apenas na música (que foi nosso foco), mas em todo tipo de arte que temos a chance de usufruir.

 

Escutem, leiam, incentivem mais as mulheres!

Ana Carla Santiago e Gustavo Henrique

                           contato: sonantesom@gmail.com

Inscreva-se para receber novidades

bottom of page